quarta-feira, 8 de junho de 2016

Quais Alimentos Fornecem Mais Saciedade: Sólidos ou Líquidos?

Evidências sugerem que alimentos na forma sólida geralmente produzem maior sensação de saciedade do que na forma líquida. Isso porque os alimentos sólidos passam por maiores etapas de degradação enzimática, bacteriana e mecânica, proporcionando maior sinalização de saciedade do que os alimentos líquidos. 

Além disso, os alimentos sólidos podem conter maior teor de fibras do que na forma líquida, e isso pode contribuir para o aumento de saciedade e perda de energia durante a absorção.

Outro fator importante é que a ausência da mastigação durante a ingestão de líquidos diminui o tempo de exposição aos receptores orofaríngeos, que controlam dos centros da fome e da saciedade. 
Assim, é possível que o trânsito rápido de líquidos através do estômago e intestino possa levar a estimulação reduzida de sinais de saciedade e menor percepção cognitiva do conteúdo energético. 

Além disso, a composição de macronutrientes presentes nos alimentos também é um dos fatores principais na influência da saciedade. As proteínas são os nutrientes mais sacietógenos, em segundo lugar estão os carboidratos e, por último, os lipídios.

Autora: Rita de Cássia Borges de Castro
Fonte: Nutritotal

Para agendar:
(24) 3365-5739 (ANGRA DOS REIS)
(24) 3371-2198 (PARATY)
(24) 99877-1248
(24) 99295-8194 (WhatsApp)

Nenhum comentário: