sexta-feira, 15 de julho de 2016

As Frutas Mais Completas

Há uma pergunta, entre as diversas que me fazem que é recorrente? Qual fruta devo consumir?

Muito além de alimentos gostosos e naturais, as frutas são ricas em diversos nutrientes que oferecem benefícios incríveis e, principalmente, essenciais para o organismo, quando o objetivo é alcançar a tão sonhada qualidade de vida.

Além de todos os fatores nutricionais, ao contrário do que muitos pensam, as frutas ajudam e muito nas dietas mais eficazes de emagrecimento, já que reduzem a vontade de comer doces.

Ou seja, desde que haja equilíbrio, esses alimentos devem sempre fazer parte de uma rotina alimentar.

Dê preferência às frutas orgânicas

Um estudo apresentado pelo Rodale Institute, organização americana dedicada à pesquisa das melhores práticas agrícolas, confirmou, através do relatório "The Farming System Trial", a superioridade do sistema orgânico em relação aos alimentos fabricados com técnicas e produtos artificiais. "Para a saúde do solo por si só, a agricultura orgânica é mais sustentável do que a convencional. Quando se considera também a produção, viabilidade econômica, o consumo de energia e a saúde humana, é claro que a agricultura orgânica é sustentável, enquanto as atuais práticas convencionais não são", afirma o instituto em sua página eletrônica.

VEJA A LISTA SEGUIR COM AS 10 MAIS CONSUMIDAS NO BRASIL

Banana
Rica em vitaminas do complexo B e C, a fruta mais brasileira de todas contém triptofano, elemento que aumenta os níveis de serotonina, controlando o desejo por doces. "As bananas, que muitos acreditam ter muitas calorias, oferecem um número bem razoável: uma unidade grande fornece apenas 120 calorias. Quando você precisa (ou deseja) perder peso, trocar uma caixa de bombom por uma fruta doce e suculenta pode ajudar muito!", acrescenta Giovana.

Maçã
Auxilia a manter os níveis de colesterol estáveis, pois contem pectina, que dificulta a absorção das gorduras e também da glicose. Como também tem uma grande quantidade de potássio, ela elimina o sódio e o excesso de água retida no corpo. Além disso, a maçã é rica em vitaminas B1, B2 e niacina, além de sais minerais, como fósforo e ferro.

Melancia
Super hidratante, por ser composta por mais de 80% de água, a melancia é uma das frutas que mais contém vitaminas do complexo A e B, além de promover uma verdadeira limpeza tanto no intestino, como no estômago.

Abacate
A gordura monoinsaturada presente nessa fruta é responsável por elevar o colesterol bom no organismo. Além disso, o abacate auxilia a saciar a fome e estimula a cicatrização. Por ser rico em vitamina E, é bom para pessoas com doenças cardiovasculares e reforça também o sistema imunológico.

Uvas
O seu bagaço reduz o risco de doenças cardiovasculares por ação do resveratrol. A uva também contém flavonoides, que são antioxidantes e combatem o mau colesterol.

Pera
A fruta é rica em vitamina A, C, vitaminas do complexo B, fibras e água. Ela também é um poderoso diurético, combate os gases estomacais e intestinais e contém apenas 98 kcal.

Laranja
Muito famosa por seu alto teor de vitamina C que fortalece o sistema imunológico, a laranja também é rica em muitos outros compostos anticancerígenos.

Melão
Ajuda a estabilizar a pressão arterial, e possui níveis elevados de vitamina C, vitamina A, vitamina B6-, potássio, niacina, fibra dietética, e ácido fólico.

Morango
Rico em antioxidantes, o morango ainda é amigo do coração, por conter também antocianinas. Além disso, possui poucas calorias (cerca de 4kcal por unidade) e retarda o envelhecimento.

Abacaxi
Rico em bromelinas, o abacaxi auxilia na digestão, especialmente de proteínas, além de conter um poderoso efeito cicatrizante. Também contem poucas calorias e muita água em sua composição.

terça-feira, 12 de julho de 2016

AMEIXA

A Ameixa é uma fruta com caroço da família do pêssego, nectarina e damasco, que é originária de diversos países, sendo conhecida no mundo todo. 

Existem mais de 2000 variedades de ameixas, com cores que variam do roxo intenso até o vermelho, o amarelo e até mesmo o verde.

Com sabor doce e ligeiramente azedo, pode ser consumida fresca ou na versão desidratada (ameixa seca), sendo uma excelente opção para o café-da-manhã ou os lanches entre as refeições.

Informações nutricionais por unidade:
Energia: 30 calorias
Carboidratos: 7,5 g
Proteínas: 0,5 g
Gorduras: 0,2 g
Fibras: 0,9 g
Colesterol: 0 g

Valor Nutricional das Ameixas: 
As Ameixas contem uma grande variedade de componentes saudáveis, tais como vitaminas e minerais. Como a Vitamina A, Vitamina C (ácido ascórbico), ácido fólico e Vitamina K (filoquinona). Elas também são uma boa fonte de vitamina B1 (tiamina), Vitamina B2 (riboflavina), Vitamina B3 (niacina), Vitamina B6 e vitamina E (alfa-tocoferol). Além disso, os minerais presentes nas ameixas incluem Potássio, flúor, Fósforo, Magnésio, Ferro, Cálcio e Zinco.


Ou seja, é uma opção extremamente saudável para ajudar a manter a dieta em dia e evitar o consumo das opções industrializadas, muito práticas, porém nada saudáveis.




Os Benefícios da Ameixa incluem alívio de indigestão, infecções da gripe e problemas relacionados à ansiedade. O poder do antioxidante presente nas ameixas ajudam no tratamento de doenças como a osteoporose, degeneração macular, câncer, diabetes e obesidade.

Ela ajuda a manter níveis saudáveis do colesterol, a saúde cardiovascular, a saúde cognitiva, resistência do sistema imunológico, a saúde celular, equilíbrio eletrolítico, o sistema nervoso e ajuda a cuidar da pele e coagulação do sangue.


Benefícios da Ameixa Contra a Obesidade

Os Extratos da ameixa são valiosos para o tratamento da obesidade e outras complicações associadas com a obesidade. Estudos têm mostrado que o consumo do frutos de caroço tais como ameixas ajuda na luta contra a síndrome metabólica, devido à presença de compostos bioativos (flavonóides e fenólicos).

Os componentes tais como antocianinas, ácidos clorogênicos, quercetina e catequinas presentes nas ameixas exerce a função anti-obesidade e anti-inflamatórios e nos efeitos sobre as diferentes células do corpo, incluindo as células de gordura, eles também ajudam na prevenção de problemas relacionados à obesidade, tais como distúrbios de colesterol, diabetes e doenças cardiovasculares.

Benefícios da Ameixa Para Osteoporose

O Consumo de ameixas secas exerce ações anabólicas e anti-reabsorção, o que ajuda na manutenção de ossos saudáveis. Os Flavonóides, tais como o ácido cafeico e rutina que estão ambos presentes na ameixas ajudam na inibição da degradação do tecido ósseo, e a prevenção de doenças, tais como a osteoporose na pós-menopausa das mulheres.

Os polifenóis, juntamente com o teor de Potássio presente em ameixas secas, incentiva a formação de ossos, aumenta a densidade óssea e previne a perda óssea causada pela deficiência nos hormônios ovarianos. Pesquisas têm demonstrado que o consumo regular das ameixas secas ajuda na restauração da densidade óssea que já foram perdidos devido ao envelhecimento.

Benefícios da Ameixa Para Digestão

As Ameixas são uma boa fonte de fibra dietética, juntamente com o sorbitol e isatina, o que ajuda na regulação do sistema digestivo. De acordo com estudos realizados, as ameixas secas são mais eficazes no tratamento de distúrbios digestivos, como constipação, em comparação com outras soluções, tais como casca de psyllium. Sorbitol e isatina tem um efeito laxante e estimula a secreção de fluidos nas entranhas e promove a lavagem eficiente dos resíduos através do cólon.

Benefícios da Ameixa Para a Saúde Cognitiva

Os flavonóides presentes no suco de ameixa são eficazes na proteção contra o prejuízo cognitivo relacionado com à idade. Os fitonutrientes benéficos presentes nas ameixas ajudam na redução da inflamação em áreas neurológicos para melhorar as funções de aprendizagem e a memória. O consumo regular de ameixa também ajuda na prevenção de doenças neurodegenerativas relacionadas com a idade, como as doenças de Alzheimer e de Parkinson.

Benefícios da Ameixa Para O Bom Colesterol

As ameixas secas ajudam na prevenção de hipercolesterolemia e hiperlipidemia. Um estudo comprovou a eficácia das ameixas secas mais do que o suco de uva na manutenção de níveis saudáveis de colesterol plasmático e hepático. O teor de fibra presente na ameixas também contribui para o efeito protetor no coração, reduzindo o colesterol LDL e ajudando a elevar os níveis de colesterol HDL (colesterol bom).

Benefícios da Ameixa Para Diabetes

A ameixa exerce efeitos anti-hiperglicêmicos e ajuda no combate contra diabetes. Estudos têm mostrado que o consumo dos extratos das ameixas auxilia na redução dos níveis de glucose e de triglicéridos no sangue. Os flavonóides presentes nas ameixas exercem efeitos protetores contra a resistência à insulinas.

Benefícios da Ameixa Para Sistema Nervoso

As Ameixas contém Vitamina B6, elas ajudam nas transmissão de sinais nervosos e auxiliares para o bom funcionamento do sistema nervoso. Além disso, as Ameixas também ajuda no crescimento normal do cérebro e auxilia na formação do humor. O triptofano, é um aminoácido presente nas ameixas, que ajudam na produção do neurotransmissor “serotonina”, o qual desempenha um papel importante durante o sono, no apetite e na concentração .

Benefícios da Ameixa Para Sistema Imunológico

As Ameixas são benéficas no fortalecimento da defesa imunológica do organismo, devido à presença de Vitamina C. Ela promove a resistência do organismo contra várias infecções e inflamações. Pesquisa feitas mostrou que as ameixas têm componentes imunoestimulantes que estimulam a produção de óxido nítrico no corpo, impedindo, assim, a metástase de células tumorais, e são valiosos na prevenção de várias doenças.

Benefícios da Ameixa Para Saúde Celular

As Ameixas contém Ferro e cobre , este nutrientes auxiliam na formação de glóbulos vermelhos e facilita a purificação do sangue e a circulação saudável. O cobre da ameixas atua como um antioxidante e é essencial para a saúde do nervo e auxilia na formação de colagênio. Além disos, O Consumo das ameixas também ajudam na absorção de ferro e previne várias doenças, tais como anemia e osteoartrite.

Benefícios da Ameixa Para Ansiedade

O consumo regular de ameixa ajuda na redução da ansiedade. Estudos forneceram provas sobre os efeitos ansiolíticos e propriedades antioxidantes dos ácidos clorogênicos presentes na ameixas, que ajudam na cura de comportamentos relacionados à ansiedade e danos causados pelo estresse oxidativo.

Benefícios da Ameixa Para Gravidez

As Ameixas e produtos de ameixa são benéficos durante a gravidez, devido à abundância de várias vitaminas e minerais. Esses componentes benéficos são vitais para a visão do olho, o desenvolvimento de ossos e tecidos, e saúde celular para a mãe e para o bebê crescer saudável.

A inclusão da ameixas, como parte de uma dieta equilibrada ajuda na luta contra várias infecções e mantém a saúde em geral. No entanto, deve-se ter cuidado quanto à escolha de sucos de ameixa comercialmente disponíveis, pois eles podem conter quantidades elevadas de açúcar.

Benefícios da Ameixa na Prevenção do Câncer

Extratos da ameixa foram provados ser benéfico no tratamento de câncer. Estudos têm mostrado que a epicatequina, um componente presente na ameixas, ajuda a inibir o crescimento e proliferação das células cancerosas malignas e induz a apoptose no carcinoma hepatocelular humano ou câncer do fígado. Além disso, as Ameixas são ricas em antioxidantes e fitonutrientes, incluindo ácido clorogênico e ácido neo-clorogênico que têm um efeito curativo contra câncer de mama, sem prejudicar as células saudáveis do corpo.

Benefícios da Ameixa Para Equilíbrio do Eletrólitos

As Ameixas contem quantidades abundantes de Potássio, que é um eletrólito, e é necessária para o bom funcionamento das células e tecidos do corpo. Além disso, Consumir ameixas ricas em potássio ajuda na regulação e contrações musculares e regula o equilíbrio ácido-base do corpo.

Cuidados Com a Pele: As Ameixas são ricas em Vitamina C, juntamente com outros antioxidantes, que ajudam a manter a pele saudável, radiante e jovem. O consumo de ameixas ajuda a reduzir manchas escuras e rugas, devido à presença de nutrientes anti-envelhecimento. Extratos de ameixa são usados em vários produtos de cuidados da pele.

Benefícios da Ameixa Para Degeneração Macular

As Ameixas contém vitamina A e beta-caroteno, que são benéficos para a manutenção da saúde dos olhos e na prevenção relacionadas com a idade como a degeneração macular. O carotenóides luteína e de zeaxantina presente nas ameixas residem nos tecidos macular da retina e proporciona uma proteção contra os danos causados pela radiação UV.

Benefícios da Ameixa Para Coagulação do Sangue

As Ameixas contêm vitamina K, elas ajudam na coagulação normal do sangue e promove a saúde dos ossos. A deficiência de vitamina K no corpo podem resultar em perda excessiva de sangue e outros problemas de saúde, tais como ossos fracos.



PARA AGENDAR UM ATENDIMENTO
(24) 3365-5739 (ANGRA DOS REIS)
(24) 3371-2198 (PARATY)
(24) 99877-1248 (VIVO)
(24) 99295-8194 (CLARO) [WhatsApp]

segunda-feira, 4 de julho de 2016

ABOBRINHA

A abobrinha é um legume rico em fósforo, cálcio, ferro, vitamina A, vitaminas do complexo B e fibras, sendo esse último importante para as funções intestinais. Já as vitaminas e os minerais citados são essenciais para todas as reações do nosso organismo ocorrerem corretamente, daí a importância de seu consumo.

Pode ser utilizada em diversas preparações e está presente desde a culinária tradicional até a alta gastronomia.

Existem dois tipos de abobrinha: a italiana e a brasileira. Você sabe qual é qual? Não?! Então eu vou te ensinar, mas antes, preciso fazer algumas observações…

Como é o corpo da mulher italiana? É reto, praticamente sem curvas, mas, por favor, não estou querendo ofender as italianas, mesmo porque, sou descendente de italiano. E o corpo da brasileira? A mulher brasileira tem cintura fina e quadril grande, é cheio de curvas.

As abobrinhas seguem esses formatos respectivos, ou seja, a abobrinha italiana é reta enquanto a brasileira tem a parte debaixo maior, tem curvas.
Abobrinha Italiana

Abobrinha Brasileira
Composição
1 xícara de abobrinha cozida (220g)
Energia: 40 calorias
Carboidratos: 3,9 g
Fibras: 1,4 g
Proteínas: 1,2 g
Gorduras: 2,6 g

Das propriedades da abobrinha mais marcantes vale ressaltar que ela é uma fonte rica em vitaminas do complexo B (essenciais para o bom funcionamento dos sistemas neurológico, circulatório e imunológico), vitamina A (boa para a visão, pele, auxilia no crescimento e evita infecções), além de conter minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio.

A safra da abobrinha italiana vai de julho a dezembro, e a da brasileira vai de setembro a janeiro.

Alguns Benefícios da Abobrinha

Veremos a seguir os principais benefícios da abobrinha para saúde e boa forma. Entenderemos para que serve esse alimento versátil e saboroso.

1- Poder antioxidante

Essa talvez seja a melhor característica da abobrinha. Como uma excelente fonte de manganês e uma boa fonte de vitamina C, a abobrinha fornece uma grande combinação de nutrientes antioxidantes convencionais, e também de antioxidantes não convencionais, incluindo-se os carotenóides luteína e zeaxamina. Ambos são especialmente úteis na proteção aos olhos, incluindo-se proteção contra a degeneração macular e a catarata decorrentes do avanço da idade.

Para obter integralmente os benefícios da abobrinha relacionados aos antioxidantes é necessário consumir não somente a polpa, mas também a casca e as sementes já que muitos nutrientes antioxidantes valiosos são encontrados nessas partes. Uma boa dica para compra é a abobrinha orgânica, reduzindo, assim, o risco de contaminação por agentes pesticidas. Mesmo utilizando a abobrinha orgânica, convém lavar bem a casca em água corrente com o auxílio de uma escovinha, antes do preparo.

2- Benefícios aos níveis de açúcar no sangue e diabéticos

Na abobrinha, a lista de nutrientes relacionados com a regulação do açúcar no sangue saudável é longa. O correto metabolismo de açúcar no corpo requer ampla presença de muitas vitaminas do complexo B e a maioria destas vitaminas do complexo B são encontradas em quantidades valiosas na abobrinha. Incluem-se aqui o ácido fólico, vitaminas B6, B1, B2, B3, e colina. Também importante no metabolismo do açúcar no sangue são o zinco e magnésio, bem como os ácidos graxos omega-3, todos estes nutrientes fornecidos pela abobrinha.

Um dos pilares da proteção à saúde dos portadores de diabetes tipo 2 é a ingestão de grandes quantidades de fibras alimentares. A abobrinha não só fornece uma quantidade muito boa de fibra alimentar (2,5 gramas por porção de 100 g), mas também fornece fibras de polissacarídeos como a pectina, que têm benefícios especiais para a regulação do açúcar no sangue. A pectina existente na abobrinha muitas vezes inclui cadeias de ácido D-galacturónico chamado homogalaturonano. Um número crescente de estudos em animais mostram que estes componentes ajudam a manter os níveis da insulina e de açúcar no sangue em equilíbrio, protegendo contra o aparecimento da diabetes tipo 2.

3- Benefícios Anti-inflamatórios

Embora sem existência de extensas pesquisas a respeito, existem interessantes benefícios da abobrinha pouco explorados. Uma destas áreas está relacionada às inflamações.

A presença de gorduras omega-3 nas sementes de abobrinha, a presença de carotenóides anti-inflamatórios como a luteína, zeaxantina e beta-caroteno, bem como a presença de polissacarídeos anti-inflamatórios como homogalaturonano fazem deste vegetal uma escolha natural para a proteção contra as indesejadas inflamações. Vários estudos preliminares em animais mostram proteção anti-inflamatória potencial para o sistema cardiovascular e também para o trato gastrointestinal, especialmente contra as úlceras gástrica e duodenal.

4- Proteção antimicrobiana

As sementes da abobrinha e o óleo extraído dessas sementes têm larga utilização antimicrobiana, especialmente como antiparasitários. Curiosamente, sementes de abobrinha ainda são utilizadas em algumas partes do mundo, para o tratamento de vermes intestinais ou outros parasitas intestinais, ainda que não haja estudos científicos suficientes que respaldem essa utilização.

5-Auxiliar na Saúde da próstata

A utilização dos benefícios da abobrinha para doenças da próstata se aplica ao alargamento não canceroso da próstata conhecido como hiperplasia prostática benigna, ou BPH. Sementes e óleos de abobrinha têm sido tradicionalmente usados para ajudar a diminuir a frequência de micção que é comumente experimentada por homens diagnosticados com HBP.

6- Benefícios Contra o Câncer

A combinação de nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórias existentes na abobrinha fornece benefícios anti-câncer. O desenvolvimento de muitos tipos de câncer depende do estresse oxidativo crônico indesejado, derivado do reduzido consumo de nutrientes antioxidantes, e da inflamação crônica que pode ocorrer ao longo da vida, com falta de nutrientes anti-inflamatórios. Os benefícios anti-cancerígenos da abobrinha ainda estão em fase preliminar de estudos.

7- Protege o sistema respiratório contra a asma

Devido à sua grande quantidade de vitamina C, a abobrinha é considerada como um excelente aliado no combate à asma. A vitamina C, um poderoso antioxidante, também desempenha um papel fundamental na manutenção do sistema imunológico e no combate às doenças respiratórias. Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a manter os pulmões abertos e limpos.

8- Fortalece dentes e ossos

A abobrinha também contém cálcio que ajuda no correto funcionamento do sistema nervoso e fortalece nossos ossos e dentes.

9- Diminui o colesterol ruim

O alto conteúdo de fibras existente na abobrinha ajuda na redução do colesterol ruim. Os níveis de vitamina A e vitamina C retardam o início da aterosclerose, evitando que o colesterol se oxide nas veias e artérias do corpo e provoque obstruções.

10- Auxilia na perda de peso

A abobrinha cozida, com casca, contém apenas incríveis 37 calorias por porção de 100g, sendo uma das “queridinhas” nas dietas para redução de peso. É recomendável utilizar a abobrinha em substituição a outros alimentos com mais calorias como os que contém carboidratos. Assim, você pode comer uma porção maior de abobrinha em forma de salada, refogada com azeite de oliva, assada ou grelhada sem se preocupar em violar os números de calorias da sua dieta. E ainda tem mais! Por conter 95% de água a abobrinha também ajuda a manter seu corpo hidratado, o que lhe garante mais energia e menor incidência de dores de cabeça.

11- Excelente para o coração

Com grandes quantidades de potássio, que ajudam a diminuir a pressão arterial e também de folato que diminui o aminoácido homocisteína que causa ataques do coração e derrames, a abobrinha também é rica em magnésio que ajuda a manter a pressão arterial em níveis seguros e as batidas do coração em ritmo estável.

Contraindicações?

Em virtude de suas baixas calorias e quantidade considerável que vitaminas e minerais, não existe nenhum estudo de que as abobrinhas possam causar quaisquer contraindicações em pessoas saudáveis ou com alguma moléstia.

Propriedades Marcantes da Abobrinha

A abobrinha é um dos vegetais menos calóricos do mundo. Tem apenas 37 calorias a cada 100 g cozida. Não contém gorduras saturadas relevantes ou colesterol. Sua casca é uma fonte excelente de fibras que ajudam a reduzir a prisão de ventre e, consequentemente, oferece proteção contra o câncer de cólon.

As abobrinhas, especialmente as de casca amarela, são ricas em flavonoides e antioxidantes fenólicos como ascarotenos, luteína e zea-xantina. Esses ingredientes diminuem a ação dos radicais livres e espécies reativas de oxigênio (ROS) que possuem papel fundamental no envelhecimento e outras doenças.

Esse vegetal detém boas quantidades de folatos: fornecem 24 µg ou 6% de RDA a cada 100 g. Os folatos são importantes na divisão celular e na síntese do DNA. Quando ingeridos em quantidades corretas no início da gravidez ajudam a prevenir defeitos no feto.

É uma grande fonte de potássio, um importante eletrólito intra-celular. O potássio é um eletrólito muito favorável ao coração já que auxilia na redução da pressão sanguínea e controla os batimentos cardíacos através da redução do sódio.

Abobrinhas frescas são ricas em vitamina A: fornecem cerca de 200UI a cada 100 g. Fornecem, também, cerca de 30% das necessidades diárias de vitamina C a cada 100 g consumidas.

Contém níveis moderados de vitaminas do complexo B, bem como minerais importantes como ferro, manganês, fósforo e zinco.

Adicione esse vegetal incrível como parte da sua dieta regular e sinta os benefícios da abobrinha na sua saúde e boa forma!